No AR: Livre

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Sociedade - 15/10/14 15:48:00
  • Iniciaram os levantamentos do Cadastro Ambiental Rural, em Caxias

  • Na tarde desta terça-feira (14), iniciou os levantamentos para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Caxias do Sul. A solenidade aconteceu na Praça Central de Galópolis. A elaboração do Cadastro totaliza um investimento de mais de R$ 1,4 milhão e faz parte dos programas previstos no Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA).
     
    Após a solenidade foi executada a avaliação técnica do primeiro imóvel rural do projeto na propriedade dos irmãos Pagliarim, em Galópolis. Os técnicos da empresa licitada para fazer os levantamentos do CAR apresentaram os equipamentos tecnológicos e a metodologia de trabalho da equipe para a execução dos levantamentos e referência da base de dados.
     
    Durante a solenidade também foi apresentada à comunidade a cartilha orientativa do CAR, para facilitar a compreensão do projeto pelos proprietários que serão visitados. A partir da próxima semana, a SEMMA inicia as reuniões setoriais sobre a execução do CAR.
     
    O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de uso restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
     
    Criado pela lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente, o CAR se constitui em uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa no Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

    Foto: Carolina Genovese