No AR: Livre

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Política - 23/09/14 10:29:00
  • Semana do Legislativo 2014 é aberta em Caxias do Sul com lançamento de dois novos programas

  • A Semana do Legislativo 2014 foi aberta à comunidade na manhã desta segunda-feira, 22, no plenário caxiense. Durante a apresentação à imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Gustavo Toigo, detalhou as atividades que são abertas ao público e se estendem até sexta-feira, dia 26, quando o Legislativo completa 122 anos de história.

    Além disso, Toigo divulgou o novo slogan do Parlamento, “Nosso Foco é a Comunidade”, e detalhou os projetos implantados neste ano e os já consolidados na Casa. Também lançou duas novas iniciativas: o Programa Câmara Encanta e o Curso Missão Educativa para a Democracia (Media).

    O Câmara Encanta busca atrair grupos culturais para conhecer o funcionamento do Legislativo e finalizar a visita com uma apresentação à comunidade em frente ao prédio do Parlamento. A primeira edição do Câmara Encanta será nesta sexta-feira (26/09).  Já o Media é um curso de formação para a democracia voltado, especialmente, aos alunos do Ensino Médio e que estimula a participação cidadã. O primeiro curso ocorre em 30 de outubro. "Muitos conhecimentos a gente adquire na escola, mas a educação para a democracia é aqui no Parlamento que também devemos aprender. As casas legislativas devem conduzir os jovens a participarem mais ativamente da vida pública", argumentou Toigo.

    Durante o encontro, que também foi acompanhado por parlamentares e servidores da Casa, o presidente reafirmou a intenção da Câmara de se aproximar cada vez mais do povo. “A ação parlamentar é muito forte na sociedade. Por isso, temos que expandir o conceito de cidadania abrindo cada vez mais as portas da Câmara ao envolvimento da comunidade e, ao mesmo tempo, ouvindo e nos dirigindo de modo mais sistemático até a população. Queremos interatividade da Casa com o povo ao extremo, para tornar o nosso Legislativo modelo de participação cidadã”, ressaltou Toigo.

    No grupo das iniciativas implantadas neste ano, além do Câmara Convida, o vereador mencionou os resultados do Jovem Parlamentar(cuja primeira jornada ocorreu em 11 de agosto, com a participação de 23 estudantes de Ensino Superior) e do Programa Visitas Legislativas (os vereadores conferem diferentes áreas e serviços públicos em andamento ou que serão executados). A 5ª edição do Visitas Legislativas  está prevista para ocorrer em 1º de outubro, com uma visita técnica à Central de Tratamento de Resíduos Rincão das Flores (aterro sanitário) e à Estação de Tratamento de Água Morro Alegre.

    Foto: Luiz Carlos Erbes