No AR: Livre

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Política - 29/08/14 12:15:00
  • Câmara Convida debate melhorias para o Interior com lideranças rurais

  • Melhorias para o Interior de Caxias do Sul foram debatidas na 3ª edição do Câmara Convida, realizada no início da tarde da quinta-feira, 28, no prédio do Legislativo caxiense. O presidente da Casa, vereador Gustavo Toigo, e o presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, vereador Raimundo Bampi, recepcionaram 55 pessoas da zona rural e se comprometeram a encaminhar as demandas recebidas aos órgãos competentes. 

    Os convidados conheceram os setores do Parlamento, se reuniram na sala das comissões e participaram do início da sessão ordinária de hoje, quando Geraldo Maria Deon ocupou a tribuna. Ele é produtor de hortifrutigranjeiros e mora no distrito de Santa Lúcia do Piaí.

    Entre os temas tratados, os agricultores pediram maior agilidade do poder público, no cascalhamento das estradas que levam às lavouras. Atentaram que o serviço poderia ser terceirizado, já que as britadeiras da Prefeitura, quando estragam, demoram para ser consertadas.

    Os convidados também solicitaram providências para as seguintes pautas: aprimorar as leis trabalhistas para o meio rural; acelerar os cadastros ambientais rurais, com a alegação de que é difícil obter licenças que deem segurança para as culturas escolhidas, nos plantios; combater o odor de estações de tratamento de água; corrigir o sinal de internet, para que os produtores consigam se adequar à utilização da nota fiscal eletrônica.

    De acordo com o presidente da Câmara, a intenção do projeto consiste em estreitar as relações democráticas, entre o poder Legislativo e a comunidade. Toigo anunciou que a 4º edição, que envolverá os professores, está marcada para 16 de setembro, às 14h30min. Em 18 de junho passado, a proposta contemplou a categoria dos frentistas. No último dia 24 de julho, abrangeu atletas e dirigentes esportivos. Os agricultores ainda receberam orientações do chefe do Centro de Memória, Eduardo Reis, sobre os documentos históricos do acervo, no qual já existem mais de um milhão de páginas digitalizadas, entre jornais e outros textos.

    O projeto Câmara Convida é uma iniciativa do Legislativo caxiense, para intensificar a aproximação entre a Casa e a comunidade. Os convites abrangem grupos organizados, entidades e associações, para visitarem a Câmara Municipal e conferirem as sessões ordinárias e o trabalho dos vereadores. Desse modo, o cidadão recebe informações sobre o processo legislativo e a história do Parlamento.

    Outras informações podem ser obtidas pelos contatos: (54) 3218.1695 ou rp@camaracaxias.rs.gov.br, com a área de Relações Públicas.

    Foto: Luiz Carlos Erbes