No AR: Livre

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Tendências - 13/08/14 09:46:00
  • O que não dizer em uma entrevista de emprego

  • O Glassdoor, site norte-americano de carreiras, listou 10 palavras que não devem ser ditas por candidatos durante uma entrevista de emprego:

    1) Não
    Usar a palavra "não" em qualquer situação impacta negativamente na procura por um novo emprego. Os candidatos devem preferir palavras positivas enquanto buscam uma nova oportunidade e também durante a entrevista para mostrar seu entusiasmo e confiança.

    2) "Hum..."

    Embora a maioria das pessoas não perceba, usar palavras e expressões de ligação ou que servem para "encher" a frase passam a impressão de distração. Dessa forma, parece que o candidato está tentando fazer o recrutador parar de prestar atenção ao que é falado.

    3) Meio que
    Quando um recrutador pergunta ao candidato se ele tem alguma experiência, ele não pode responder "meio que sei como usar o Office". É preciso responder "sim" ou "não", e caso a resposta seja negativa, ele deve se mostrar disposto a aprender.

    4) Você sabe
    São palavras servem para "encher" o discurso e não ajudam o candidato a mostrar suas habilidades e a sua experiência. Para evitar essa expressão, o profissional deve ser conciso nas respostas e dizer exatamente o que pretende.

    5) Odeio
    Não importa o que o candidato faça, a palavra "odeio" não deve ser dita durante a procura por um novo emprego. Mesmo que o profissional tenha tido um chefe ou uma experiência de trabalho muito ruim, essa palavra não é a melhor para falar sobre o tema.

    6) Desculpe
    Não se deve dizer "desculpe" durante uma entrevista, a não ser que o candidato tenha feito alguma coisa acidentalmente, como esbarrar no recrutador.  A maioria dos entrevistadores não gostam de ouvir frases como "desculpe por ter chegado atrasado" ou "desculpe, não consegui encontrar o telefone das minhas referências". Para evitar isso, os profissionais devem estar preparados para qualquer tipo de interação com o recrutador.

    7) Eu não sei
    Essa expressão passa a impressão de falta de segurança. Mesmo quando o entrevistador fizer uma perguntar que o candidato não souber como responder, ele deve dizer algo, certo ou errado.

    8) O quê?
    O uso frequente dessa expressão durante a entrevista faz o candidato parecer desinteressado e despreparado para ouvir. O candidato também não deve fazer perguntas que mostrem que ele não se preparou para a entrevista, como "Qual a melhor coisa desse emprego?"

    9) Obcecado
    Alguns candidatos podem utilizar essa palavra para tentar expressar sua paixão pelo que fazem, mas o adjetivo tem uma conotação mais negativa do que positiva. Em vez disso, ele pode dizer que é apaixonado por um projeto específico, e isso mostrará que ele tem entusiasmo por sua carreira.

    10) Palavrões
    Esta até pode parecer uma dica comum, mas muitos candidatos precisam se lembrar de que não podem falar palavrões ou gírias na entrevista. Eles são inapropriados, e usá-los pode custar a tão desejada vaga de emprego.