No AR: Livre

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Política - 08/08/14 09:55:00
  • Programa Jovem Parlamentar acontece na próxima segunda

  • A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul promove, no dia 11 de agosto, a primeira Jornada Parlamentar. A atividade, que faz parte do Programa Jovem Parlamentar 2014, se estende das 9h às 18h, na sede do Legislativo. Este é o momento em que os 27 alunos de Ensino Superior inscritos no programa exercerão o mandato de legisladores por um dia, com eleição da Mesa Diretora e defesa das propostas em plenário. O exercício do mandato tem caráter instrutivo. Pela manhã, os acadêmicos serão recepcionados pelos vereadores da Casa e farão o juramento da tribuna. Em seguida, elegerão a Mesa Diretora da jornada. 

    Na parte da tarde, às 14h, ocorre a sessão ordinária. Os estudantes vão protagonizar todo o rito de uma plenária. Poderão se manifestar durante as principais partes de uma sessão: pequenas comunicações, grande expediente, ordem do dia e explicações pessoais. Na ordem do dia, por exemplo, os jovens parlamentares defenderão e votarão as proposições legislativas apresentadas (projetos de lei, indicações, moções, pareceres, entre outras). 

    O Programa Jovem Parlamentar 2014 abriu as inscrições em abril deste ano. Desde então, os vereadores e a equipe funcional acompanham e orientam os estudantes inscritos na elaboração de suas propostas parlamentares e na visitação aos diferentes setores da Câmara. No dia 1º de julho, houve a recepção inicial, com os jovens adotando os vereadores que iriam seguir ao longo do mês. Nessa data, os acadêmicos também assistiram a uma sessão ordinária e receberam orientações da equipe técnica da Casa. Em 1º de agosto, um novo encontro foi promovido com explanações dos servidores da Assessoria de Comunicação, da Assessoria Legislativa e do Centro de Memória, além de um bate-papo com o presidente Gustavo Toigo.
     
    O programa
    O Programa Jovem Parlamentar busca estimular o envolvimento da juventude nas atividades legislativas. O objetivo é possibilitar aos acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (IES) a vivência do processo democrático e legislativo por meio da participação em uma jornada parlamentar (momento em que ocorre o exercício do mandato em plenário). Mais informações sobre o programa: com a área de Relações Públicas do Legislativo caxiense, pelo fone (54) 3218.1695.

    Foto: Luciane Modena