No AR:

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Economia - 08/08/14 09:21:00
  • Aprovada moção de apoio ao fortalecimento da economia caxiense e nacional e à manutenção de empregos

  • A maioria dos vereadores aprovou a moção de apoio ao fortalecimento da economia caxiense e nacional e à manutenção de empregos. O documento de autoria do vereador Mauro Pereira/PMDB foi acatado pelo plenário na sessão ordinária desta quinta-feira, 7, após discussão que se estendeu por cerca de uma hora e 30 minutos.

    O documento afirma que Caxias do Sul sempre teve um crescimento diferenciado diante das outras cidades do Rio Grande do Sul e dos demais Estados devido à força da indústria, principalmente metalmecânica. Destaca, porém, que o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) tem se mostrado preocupado com a situação atual, agravada pela constante ameaça de desindustrialização e desemprego, gerando instabilidade e preocupando a sociedade.

    O documento reitera que o Simecs abrange mais de três mil empresas do segmento metalmecânico, automotivo e eletroeletrônico e responde por cerca de 60 mil postos direto de trabalho somente em Caxias do Sul. Conforme o parlamentar, atualmente há uma grande queda nas transações nas indústrias metalmecânicas, de produtos alimentícios e hortifrutigranjeiros, além de redução significativa no comércio, com reflexos diretos na economia e na agricultura de um modo geral.

    O texto aponta ainda que a previsão de crescimento da economia brasileira em 2014 recuou de 0,90% para 0,86%, na pesquisa Focus do Banco Central, divulgada no dia 05 de agosto. O parlamentar frisou que neste ano houve queda de 11,9% na produção industrial no Rio Grande do Sul, comparado ano não anterior. Além disso, o documento salienta que, desde dezembro de 2013, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não tem aprovado liberações de financiamentos para pequenas, médias e grandes empresas de Caxias do Sul e região.