No AR: Etnias

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Economia - 16/07/14 14:19:00
  • Governo Federal instala mutirão para expedição de documentos a ganeses

  • O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, passou as informações sobre a reunião dos mistérios tratando a questão dos ganeses em Caxias do Sul. Cardozo informou ao município sobre as deliberações do encontro desta manhã e que estava encaminhando uma carta à imprensa, que segue:
     
    “O Governo federal se reuniu para determinar medidas de resposta e apoio ao município de Caxias do Sul (RS) para a recepção do fluxo de imigrantes originados de Gana. A principal medida será a instalação de mutirão para acelerar a expedição de documentos provisórios e uma missão envolvendo os ministérios da Justiça, Relações Exteriores, Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de representantes do Estado do Rio Grande do Sul.
     
    As medidas de aceleração da emissão de protocolos serão iniciadas imediatamente nos postos da Polícia Federal. A missão federal a Caxias do Sul se realizará na próxima segunda-feira, dia 21 de julho.
     
    De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, foram emitidos para o período da Copa 8.767 vistos a ganenses.  Nem todos os vistos, que autorizariam a entrada no país até o dia 13 de julho pelo prazo de 90 dias, foram efetivamente utilizados. Sobre o ingresso no país, o Departamento de Polícia Federal confirmou que daquele total, 2.529 nacionais ganenses fizeram uso desses vistos e efetivamente entraram no país, sendo que destes 1.397 deixaram o território normalmente até o momento.
     
    Permanecem no Território Nacional, com visto válido por 90 dias cerca de 1.132 pessoas. O Ministério da Justiça confirma que até o momento ocorreram aproximadamente 180 solicitações de refúgio”.