No AR:

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Economia - 16/07/14 11:13:00
  • Semestre apresenta números negativos nas empresas do setor metalmecânico

  • Conforme pesquisa socioeconômica realizada mensalmente junto às empresas da categoria do SIMECS, houve um índice negativo no percentual de faturamento e no índice de empregabilidade neste primeiro semestre de 2014.
    Os primeiros seis meses deste ano contabilizaram uma queda de 15,44% sobre o faturamento das indústrias, levando em consideração o mesmo período do ano anterior.
    De acordo com o SIMECS, este acompanhamento é realizado tendo como base os dados de faturamento das empresas nos mercados estadual, nacional e internacional. Outro fator preocupante para o sindicato, é o índice de desemprego no setor. Só no primeiro semestre este número representou a diminuição de 1.478 postos de trabalho. O mês de junho foi um dos mais expressivos contabilizando 982 desligamentos.
    Evitando o aumento destes índices para estes próximos meses, as empresas estão buscando alternativas como a flexibilização da jornada de trabalho que tem sido apresentada como instrumento de modernização e adaptação da lei, frente às intensificadas transformações sociais e econômicas atualmente vividas.
    Ontem, as Empresas Randon anunciaram que com exceção da Fras-le e Randon Veiculos, os funcionários das demais empresas não trabalharão até quatro dias por mês, em agosto, setembro e outubro, tendo 50% descontado do salário do mês (2 dias) e 50% abonado pela empresa (2 dias). A proposta de flexibilização será submetida à votação nas próximas semanas, uma vez que necessita de aprovação de 62% por parte dos funcionários.
    Fonte: Assessoria de Comunicação SIMECS