No AR: Etnias

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Economia - 16/07/14 10:42:00
  • Imigrantes: Ministro da Justiça convoca reunião com diversos ministérios para discutir a situação de ganeses em Caxias

  • No final da tarde desta terça-feira, 15, o Prefeito Alceu Barbosa Velho se reuniu com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Brasília, para tratar da chegada dos ganeses em Caxias. O deputado federal caxiense Pepe Vargas acompanhou o encontro.
     
    “Fomos pedir ajuda material para enfrentarmos essa questão, juntamente com todos os órgãos caxienses que já estão nos ajudando", informa Alceu.
     
    De acordo com o Prefeito, o Ministro convocou para as 10h desta quarta-feira, 16, uma reunião com os Ministérios do Trabalho e Emprego, da Ação Social, do Exterior, além de representantes do Itamaraty, chefia de Polícia Federal e demais órgãos internos de migração do Ministério da Justiça.
    "Ele ficou sabendo de tudo que está acontecendo em Caxias, pois entreguei a ele um dossiê com todas as informações. Me prometeu dar uma resposta amanhã assim que terminar o encontro para me informar o que deliberaram", destaca o prefeito.
     
    A preocupação do Prefeito é de como atendê-los até que o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) analise a situação caso a caso. A Prefeitura, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), ajuda com alimentação, roupas e colchões. Alguns estão abrigados nas casas assistenciais do Município.
     
    Estima-se hoje que mais de 320 ganeses estejam na cidade. Apenas no último final de semana chegaram 55 cidadãos pedindo refúgio. Com o aumento da demanda registrada, a Polícia Federal passou a limitar o atendimento de imigrantes a 20 pedidos por dia.
     
     Foto: Édio Elói Frizzo