facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Política -
  • Dia de combate à violência contra a mulher tem aprovação em plenário

  • Caxias do Sul deverá contar com um dia de combate à violência contra a mulher. Na sessão ordinária desta quarta-feira (21/05), por unanimidade, foi aprovado o projeto de lei dos vereadores Denise Pessôa/PT e Pedro Incerti/PDT. A matéria sugere que as ações em torno da temática ocorram em 7 de agosto, em homenagem à data de sanção da Lei Maria da Penha, no Brasil, em 2006. Agora, o texto seguirá para a sanção do prefeito municipal.
    O projeto indica a realização de fóruns, palestras e workshops, engajando outros órgãos, como a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e a Coordenadoria Municipal de Mulheres.
    Segundo pesquisa apresentada pelo vereador Pedro Incerti, quase 17 mil mulheres foram mortas vítimas de agressões, entre 2009 e 2011, por causa de conflitos do gênero, ou seja, apenas por ser do sexo feminino. O levantamento indica 5.664 mortes de mulheres a cada ano, 472 a cada mês, 15,52 a cada dia ou, ainda, um óbito a cada hora e meia.
    Segundo Denise Pessôa, na Delegacia para Mulher de Caxias do Sul, entre 2007 e 2013, foram registradas 38.707 ocorrências, com 22.894 procedimentos instaurados. No período, conforme o balanço, casos de ameaças, lesões corporais e injúrias são frequentemente atendidos, na média de 450 casos por mês.
    A data escolhida foi o dia 7 de agosto, em homenagem à data de sanção da Lei Maria da Penha.