facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Saúde - 04/10/17 11:22:00
  • Outubro Rosa / UBSs abrem no sábado para realização de exames

  • A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou, neste sábado (7), das 9h30 às 16h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul estarão abertas para solicitação de mamografia e coleta de exame citopatológico. A titular da SMS, Deysi Piovesan, e o diretor técnico do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Fernando Vivian, abrirão as atividades do dia na UBS Eldorado, às 10h. Logo após, percorrerão algumas unidades para acompanhar de perto a campanha e incentivar as equipes de trabalho e a comunidade.
     As UBSs promoverão ações paralelas de promoção da saúde e do bem-estar e de aproximação com a comunidade. Entre as atividades, estão previstas para ocorrer sessões de manicure, maquiagem, massoterapia, yoga, reiki, oficinas de chás e azeites aromáticos, palestras rápidas de temas diversos, orientações de saúde bucal, atividade física, roda de conversa, exposições de trabalhos, entre muitas outras.
    A ação nas UBSs integra a programação do mês de prevenção do câncer de mama.
     Programa Municipal de Vigilância e Detecção Precoce do Câncer de Mama (Vigimama) está completando 10 anos de implementação. Desde o ano de 2007, o Programa já avaliou 1.067 pacientes com suspeita de tumor mamário. Dessas, 459 confirmaram a malignidade por meio de biópsia e, neste grupo, 76 faleceram. Das mulheres cadastradas no Vigimama e diagnosticadas com o câncer, 33,12% têm menos de 50 anos de idade. Em Caxias do Sul, a rede pública municipal de saúde oferta mamografias para mulheres a partir dos 40 anos.
    Até junho deste ano, foram realizadas no município 6.825 mamografias, sendo 81 deste total com forte suspeita de câncer de mama. Também foram feitas neste período 2.169 ecografias mamárias. No ano passado, o Vigimama realizou 14.319 mamografias e 2.240 ecografias mamárias, com 253 casos suspeitos de câncer da mama.
    Foto: Mateus Argenta