No AR: Livre

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Segurança - 05/09/17 10:42:00
  • Secretaria de Segurança apresenta plano estratégico para fortalecer Guarda Municipal

  • O secretário de Segurança de Caxias, José Francisco Mallmann, anunciou que o Executivo elabora um planejamento estratégico para melhorar, qualificar e ampliar a atuação da Guarda Municipal (GM) de Caxias do Sul. Entre os itens do projeto, destacou metas como o aumento de viaturas e do número de servidores, a criação de uma central de monitoramento, de estatuto e de um código de conduta da corporação.  
    O debate foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança do Legislativo e contou com a presença de guardas municipais de diversas cidades, como Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Canoas, Montenegro, Flores da Cunha, Pelotas e Caxias do Sul.
    O plano de modernização e ampliação, previsto pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), prevê o aumento de 120% do efetivo entre quatro e seis anos, chegando a 400 servidores. A Secretaria também projeta a compra de 10 motocicletas especializadas, armas de fogo, coletes balísticos e 15 viaturas.
    O vereador Rodrigo Beltrão (PT) considerou positivo o resultado da audiência pública. Segundo ele, havia a preocupação sobre a atual postura da Guarda. Principalmente por recentes ações, que o petista considera como violações dos direitos sociais.