facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Sociedade - 04/09/17 09:48:00
  • Grupo de Trabalho de Turismo Rural divulga diagnóstico sobre segmento no RS

  • O Grupo de Trabalho de Turismo Rural, coordenado pela Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, divulgou o cenário do segmento, com o diagnóstico das propriedades rurais cadastradas no Projeto Turismo Rural Gaúcho. As apresentações foram realizadas nas casas do Senar e da Famurs na 40ª Expointer, na quinta (31) e sexta-feira (01).
    Segundo a pesquisa, o perfil do trabalhador é composto pela maioria de homens (69,88%). "O que nos chama muito a atenção, visto que na prática percebemos uma participação muito maior da mulher. Acreditamos que a mulher não se declare ainda como trabalhadora do turismo", explicou Fernanda.
    Ao mesmo tempo, o diagnóstico aponta que a equipe de trabalho é composta por 72,89% de mão de obra familiar, ou seja, provavelmente a esposa, onde se justificaria o grande número de mulheres trabalhando no setor.
    Os principais benefícios apontados pelos empreendedores na implementação do turismo rural na propriedade são: renda extra (78,47%); qualidade de vida (62,85%); diversificação da produção (43,75%) e inclusão social (39,93%). O próximo passo é criar um site específico do grupo e parceiros.