No AR:

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Economia - 01/08/17 10:18:00
  • Aneel alerta para aumento na conta de energia elétrica a partir desta terça-feira

  • A conta de luz vai ficar mais cara a partir de hoje. Com o aumento do custo para geração de energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou que para agosto a bandeira tarifária será a vermelha, no patamar 1. Neste estágio, a conta custa R$ 3,00 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
    A Aneel justificou que, segundo o relatório do Programa Mensal de Operação do Operador Nacional do Sistema (ONS), o valor da usina térmica mais cara em operação, a Usina Termelétrica Bahia 1, é de R$ 513,51 megawatts-hora (MWh). Em julho, foi aplicada a tarifa amarela às contas.
    O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pelo órgão regulador, que avalia o preço da energia, o volume de chuvas e a situação dos reservatórios das hidrelétricas em todo o País para tomar uma decisão.
    A situação dos reservatórios, um dos itens que compõem a tarifa de energia, é mais preocupante no Nordeste. Na região, os reservatórios operam com 15,56% da capacidade. No Sudeste e no Centro-Oeste, juntos, o nível de armazenamento está em 38,8%. No Sul, a situação é mais calma: 72,81%. Os patamares são inferiores aos registrados no fim de junho, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).