facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Cidade - 25/11/16 10:58:00
  • Caxias do Sul terá um dos mais modernos reservatórios de água do Brasil

  • Caxias do Sul terá nova tecnologia na construção do reservatório de água da zona Sul da cidade. Em vez da tradicional obra em concreto armado a construção do reservatório será feita em  chapas de aço vitrificadas e parafusadas, com capacidade para armazenar cinco milhões de litros de água tratada. Estima-se que até o dia 20 de dezembro a montagem e os testes operacionais estejam concluídos.
    Importadas dos Estados Unidos as placas combinam a resistência e a flexibilidade do aço com a resistência à corrosão do vidro. O tamanho das chapas é padrão, com 2,20 metros de comprimento por 1,40 de largura, a espessura varia de acordo com a altura que serão instaladas, ou seja, para cada anel do reservatório possui espessura diferente. As chapas são parafusadas entre si e nas emendas, um selante é aplicado entre as chapas impedido vazamentos. O reservatório tem cerca de 23 metros de diâmetro.
    O reservatório deve entrar em operação no início do próximo ano e atenderá mais de 70 mil pessoas dos bairros Kayser, Esplanada, Bom Pastor, Vila Gaúcha, São Caetano, Arcobaleno, Glória, Vila XV, Nossa Senhora das Graças e Vila Lobos/Vergueiros, em um investimento de R$ 3,2 milhões. Os recursos investidos são provenientes do Orçamento Geral da União (OGU) e próprios do SAMAE. A empresa responsável pela construção é a SM7 Engenharia, Tecnologia e Importação LTDA. 
    Foto: Andreia Copini