No AR:

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Saúde - 14/11/16 12:38:00
  • FSG promove terapia aquática para crianças com autismo ou distúrbios neurológicos

  • Realizada pelo curso de Terapia Ocupacional da FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha, a Terapia Ocupacional Aquática é voltada a crianças de até 12 anos com autismo ou distúrbios neurológicos, a fim de promover benefícios relacionados a aspectos motores. A atividade integra o projeto de extensão Terapia Ocupacional Aquática e o Estágio Curricular Obrigatório II.
    Segundo a coordenadora do curso, Claudia Colar Scolari, a terapia é pioneira em Caxias do Sul, relativamente nova e realizada em poucas cidades brasileiras. “Possibilita um tratamento eficaz na busca pelo desenvolvimento de quem possui autismo ou alterações neurológicas, já que o ambiente aquático favorece experiências que intensificam as capacidades psicológicas, sensoriais, emocionais, orgânicas e sociais”, explica.
    Os benefícios relacionam-se a aspectos motores, como a melhora da coordenação motora global, ampla e fina; dos movimentos funcionais; de aspectos cognitivos como atenção, concentração e raciocínio; na integração sensorial geral; e em aspectos comportamentais como redução da agitação, ansiedade e agressividade. Também há a redução do tônus e relaxamento muscular global. As sessões incluem simulação de atividades da rotina diária e o uso de materiais e brinquedos diversos, como bonecas, bolas, flutuadores de piscina, a fim de estimular a coordenação motora e a cognição, além de deslocamento e flutuação, para relaxamento. 
    Os atendimentos de 45 minutos ocorrem na piscina terapêutica da instituição de ensino nas segundas-feiras das 17h às 19h e quartas-feiras das 8h às 10h45min, ao custo de R$ 30,00 por sessão.
    Agendamentos são realizados no Instituto Integrado de Saúde da FSG por meio do telefone (54) 3022.8400, ou ainda pelo e-mail institutointegradodesaude@fsg.br. 

    imagem ilustrativa