No AR: Livre

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Saúde - 14/11/16 08:51:00
  • Evento marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

  • O Núcleo de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, em parceria com a Upman e a Faculdade Fátima, promove na próxima quinta-feira (17) um evento alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A solenidade será realizada no Centro Especializado em Saúde (CES), a partir das 8h30min. No dia, serão realizadas ações de saúde para os homens que estiverem aguardando consulta com urologista, além de distribuição de cuecas confeccionadas pela empresas Upman, exclusiva para a campanha do Novembro Azul 2016 em Caxias do Sul.
    No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum e mais prevalente entre os homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Estimativas do INCA apontam que em 2016, no Brasil, 61,2 mil novos casos devem ser diagnosticados. Já no Rio Grande do Sul, são estimados 6 mil novos casos.
    Além da idade, que é o único fator de risco bem estabelecido para o câncer de de próstata, a etnia (negra) e a história familiar (ser filho ou irmão de homem com câncer de próstata) são reconhecidos como prováveis fatores de risco.
    Os sintomas da doença mais comuns são obstrução ao fluxo urinário, com jato urinário fraco, retenção urinária, necessidade de urinar mais vezes que o habitual, urgência urinária noctúria, dor suprapúbica, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e, em estágios mais avançados, pode ocorrer perda de peso significativa e dores articulares. Porém, em muitos casos, pode ser assintomático.
    Algumas mudanças de hábitos de vida podem contribuir de forma positiva para a prevenção ao câncer de próstata. Entre elas está a interrupção do tabagismo, interrupção ou redução da ingesta alcoólica, redução do peso com orientação para prática de atividades físicas, além de reeducação alimentar com redução no consumo de carnes vermelhas e estímulo ao consumo de vegetais.
    Confira a programação:
    UBS Vila Ipê
    Todas as manhãs do mês de novembro
    Durante todo o mês a UBS terá decoração especial, contando com uma árvore de orientações montada na recepção, onde cada usuário será convidado a retirar uma pra levar para casa e colocar em prática.
     
    Palestra “Um toque que salva”
    Data: 17/11
    Horário: 19h
    Local: Instituto Mix Cursos Profissionalizantes
    Promoção: Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC)
     
    Hospital Geral
    Atividade: bate-papo sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata com o médico especialista em Urologia Leonardo Peteffi.
    Data: 16/11
    Horário: 10h
    Local: Sala de Convivência do HG
     
    Hospital Geral
    Atividade: Evento de Entrega dos Painéis Fotográficos do Serviço de Radioterapia do HG, na Recepção da Radioterapia - UNACON, com recursos do projeto do CDL "Homens na Cozinha", e fotos do Clube de Fotógrafos de Caxias do Sul.
    Data: 17/11
    Horário: 16h
    Local: Sala de Convivência do HG
     
    Atividades educativas em sala de espera no CES:
    Data: 16/11 e 17/11
    Horário: 8h30min
    Local: Centro Especializado em Saúde
    Orientações sobre o câncer de próstata, distribuição de cuecas da Upman e de material informativo e laço azul com uma mensagem de prevenção do câncer.
     
    Palestra sobre diabetes, câncer de próstata e saúde dos homens
    Data: 21/11
    Horário: 13h
    Local: UBS Serrano
     
    Mateada pela Vida
    Data: 27/11
    Horário: 16h
    Local: Parque dos Macaquinhos
    Promoção: Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC)
    Foto: Andressa Gallo