facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Saúde - 11/11/16 12:40:00
  • Projeto da FSG oferece assistência em saúde nos bairros Mariani e Reolon

  • Colocar a teoria em prática, essa é a finalidade do Projeto Intervindo – Intervenções Interdisciplinares em Domicílio da FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha. Acadêmicos de Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Odontologia em ações que incluem visitas domiciliares e intervenções em programas das UBS dos bairros Mariani e Reolon.
    As professoras Natalia Stedile, do curso de Nutrição e Enfermagem, e Daiane Giacomet, de Fisioterapia, são responsáveis pelo projeto na UBS do bairro Mariani, onde atuam acadêmicos dos estágios intitulados Nutrição em Saúde Coletiva e Comunitário, onde a premissa é oferecer assistência à comunidade pela promoção de ações educativas em saúde. São realizadas visitas domiciliares acompanhadas de agentes de saúde, com atendimento interdisciplinar, intervenções em programas específicos da UBS, como atividades direcionadas a hipertensos e diabéticos, e educação permanente com os agentes comunitários, com troca de vivências e informações acadêmicas. Também são promovidas palestras, dinâmicas e jogos para alunos da Escola Municipal Paulo Freire, situada ao lado da Unidade do bairro Mariani.
    Na UBS do Reolon, as professoras Maria Luísa de Oliveira Gregoletto, de Nutrição, e Maria Gabriela Barboza Gomes, de Terapia Ocupacional, coordenam os acadêmicos que cursam os estágios Nutrição em Saúde Coletiva e Curricular 3 - UBS. “A partir do projeto os alunos podem vivenciar o trabalho interdisciplinar, atuar junto com outro saber em benefício dos usuários. A grande vantagem é ampliar o olhar em saúde e oferecer um atendimento global, ampliado”, explica Maria Luísa.
    Foto: Natalia Stedile