facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Esporte - 08/11/16 11:11:00
  • Caxias do Sul sedia festival estadual de tag rugby escolar

  • Inicia nesta quarta-feira (09) o Festival Estadual de TAG Rugby Escolar no campo anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Ramiro Pigozzi. Vinte escolas de Farroupilha, Sapiranga, Novo Hamburgo, Guaíba e Esteio participarão do campeonato que começa às 9 horas. Em caso de chuva, a atividade será transferida para o ginásio do Colégio Madre Imilda.

    Serão 30 equipes divididas em quatro categorias: M9 (misto), M11 (misto), M13 (masculino e feminino) e M15 (masculino e feminino). No Festival Estadual, se enfrentam as duas melhores equipes de cada categoria, vencedoras dos Festivais de TAG Rugby que ocorreram durante os últimos meses nos municípios.

    O TAG é um jogo de iniciação ao rugby. Pode ser praticado em espaços reduzidos e com pisos duros como os que habitualmente existem nas escolas. No TAG Rugby estão presentes as ações fundamentais do jogo de rugby como a corrida com bola, a finta, o passe e o try (ponto). Por razões de segurança e de progressão na aprendizagem do jogo, o gesto técnico do tackle (derrubar) é substituído pelo “tag”, ação de retirar a fita presa na cintura do jogador que detém a posse da bola.
    O Festival é promovido pelo Serra Rugby, em parceria com a Confederação Brasileira de Rugby, através do Programa de Incentivo ao Esporte Infantil de Base.
    Confira as Escolas Municipais de Caxias do Sul que participam do Festival:

    Categoria M9 (misto)
    E.M.E.F. Santa Corona
    E.M.E.F. Madre Assunta

    Categoria M11 (misto)
    E.M.E.F. Ramiro Pigozzi
    E.M.E.F. Madre Assunta

    Categoria M13
    E.M.E.F. Padre Antônio Vieria (feminino)
    E.M.E.F. Ramiro Pigozzi (feminino)
    E.M.E.F. Papa João XXIII (masculino)
    E.M.E.F. Padre Antônio Vieira (masculino)

    Categoria M15
    E.M.E.F. Melvin Jones (masculino)
    E.M.E.F. Ramiro Pigozzi (masculino)
    foto divulgação