facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Cidade - 07/11/16 08:34:00
  • Atendimento Prisional da Penitenciária Regional de Caxias do Sul será inaugurado nesta quarta-feira

  • Na próxima quarta-feira, dia 9 de novembro, às 16h, ocorre a solenidade de inauguração do Atendimento Prisional na Penitenciária Regional de Caxias do Sul (PRCS), na localidade do Apanhador.
    O Atendimento Prisional que será realizado quatro vezes por semana por uma equipe composta por médico, enfermeira, odontólogo, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, psicóloga e duas assistentes sociais, tem como objetivo permitir que as pessoas privadas de liberdade possam ser atendidas nas demandas básicas de atenção primária em saúde e, assim, reduzir os deslocamentos para outros pontos da rede de saúde. Isso garante que sejam desenvolvidas ações de prevenção, promoção e tratamento dos agravos de saúde desse público.
    Para instalação do Atendimento Prisional foram investidos R$ 170,7 mil pela Vara de Execuções Criminais de Caxias do Sul. O espaço tem 247,68 m² e vai contar com sala administrativa, um consultório multiprofissional, um consultório odontológico, uma sala de vacinas, uma sala de procedimentos, uma sala de lavagem e esterilização de material, quatro sanitários, uma farmácia, uma sala para coleta de exames laboratoriais e realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, um depósito de material de limpeza, expurgo e duas celas de observação, sendo uma com isolamento para internação de usuários com doenças infectocontagiosas que aguardam transferências para serviços de média ou alta complexidade.
    O Município será responsável por fornecer as equipes de trabalho, insumos e realizar a manutenção do espaço. A SUSEPE cedeu as assistentes sociais e a psicóloga para atendimento. O custeio será realizado pelo Governo do Estado, que vai repassar mensalmente R$ 13,8 mil. Além disso, o projeto do Atendimento Prisional já foi encaminhado ao Ministério da Saúde e aguarda habilitação para repasses de recursos federais.