No AR: Livre

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Saúde - 03/10/16 10:17:00
  • Está aberta a campanha Outubro Rosa em Caxias do Sul

  • Na última sexta-feira, dia 30 de setembro, foi lançada a programação do Outubro Rosa 2016, movimento internacional de luta contra o câncer de mama.
    A secretária da Saúde, Dilma Tessari, salientou o esforço do Prefeito Alceu e da Administração Municipal para investir e fazer da Saúde uma prioridade. “Hoje é um dia de celebração. O Outubro Rosa qualifica a mulher e Caxias do Sul é muito grata a isso. Aqui nós temos um serviço de excelência de radioterapia no SUS e as pessoas são atendidas”. Ela ressalta que a oferta de mamografias na rede pública de saúde antes dos 50 anos é fundamental. “O grande destaque do Vigimama para as mulheres de Caxias do Sul, além do diagnóstico precoce, é o subsídio para a decisão de iniciar a indicação de mamografias aos 40 anos, e não aos 50 anos (dado do Ministério da Saúde), tendo em vista o percentual de 35% de casos diagnosticados na idade entre 40 e 50 anos nas mulheres deste programa”.

    O coordenador do Programa Vigimama, Dino De Lorenzi, também foi homenageado com uma placa por ser idealizador do projeto. Ele apresentou alguns números do Vigimama. Destaque para as 13.937 mamografias realizadas em 2015, a redução no tamanho do tumor de 3,3 cm em 2008 para 2,6 cm em 2015 e o tempo de espera entre a mamografia e a consulta especializada (casos confirmados) que em 2012 era de 40 dias e em 2015 foi de 23 dias. “Isso é um êxito e um ganho muito grande. Quanto menor o tamanho do tumor e quanto antes dermos o diagnóstico, melhor será o tratamento”. Ele também ressaltou a redução no número da mortalidade por câncer de mama em 2015 (21 óbitos). “A expectativa para esse ano é reduzir ainda mais o número de mortes. O serviço de oncologia de Caxias é muito bom e isso atrai muitos pacientes de outros municípios também”.

    A programação completa do Outubro Rosa está disponível no site www.caxias.rs.gov.br.
    Foto: Ícaro de Campos