No AR: Livre

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Trabalho - 27/01/16 17:56:00
  • Prefeito recebe diretora de RH da Robertshaw do Brasil

  • Após reunião na manhã de hoje com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo e com o gerente regional do Ministério do Trabalho, Vânius Corte, devido ao fechamento da unidade de Caxias do Sul com demissão dos cerca de 400 colaboradores, o Prefeito Alceu Barbosa Velho recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira a diretora de Recursos Humanos da Robertshaw do Brasil, Kecy Ceccato. Ela, que trabalha na unidade de São Paulo, atendeu ao convite do Prefeito para conversar. No encontro, participaram também o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), Getulio Fonseca, ainda o secretário Francisco Spiandorello (SDETE) e demais integrantes dos sindicatos.
     Alceu explicou à diretora a preocupação de todos com o fechamento da fábrica e o desemprego dos funcionários. “É uma história de quase 50 anos que deixa de existir. A empresa começou aqui, se fez aqui com dificuldades e agora fecha. Como ficam os trabalhadores, a economia, o Município. É uma das empresas tradicionais de nossa cidade”, disse à representante da empresa.
     A diretora de RH comunicou que a decisão do encerramento das atividades da unidade, que tem 90% de sua produção de termostatos, foi tomada a nível mundial. “Há um ano comunicamos nossos colaboradores dessa decisão. Trabalhamos muito, inclusive para manter a empresa no Brasil”, contou. “Infelizmente é uma decisão irreversível e me cabe comunicar isso a todos”, afirmou Kecy Ceccato na ocasião. Ela garantiu a assistência a todos os colaboradores que serão dispensados. A produção de termostatos já foi transferida, inclusive, para unidade de Manaus.
     Após o diálogo com a diretora de RH, com a explanação da opinião dos demais integrantes da reunião, Alceu ligou para o CEO da empresa, Alípio Fonseca, em São Paulo. “Fiz o apelo a ele para tentar reverter a situação, mas ele reforçou a decisão da multinacional. Ele, da mesma forma que a diretora de RH estão cumprindo ordens. Por mais que tentamos intervir juntos, Prefeitura, sindicatos e Ministério do Trabalho, o assunto foge do nosso esforço”, lamentou o Prefeito.
    Foto: Ícaro de Campos