No AR: Livre

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Saúde - 19/01/16 15:00:00
  • Caxias contra o Aedes: Secretaria da Saúde inicia capacitação de profissionais que atuam na atenção básica

  • A Secretaria da Saúde iniciou nesta terça-feira (19) a capacitação dos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo é orientar quanto ao diagnóstico da dengue, febre chikungunya e zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
     A secretária da Saúde, Dilma Tessari, destacou que os encontros objetivam alinhar as equipes de saúde para o diagnóstico das doenças. “Não temos nenhum caso dessas doenças originário em Caxias do Sul, mas isso não nos isenta de combater o mosquito. Precisamos colocar força nesse combate para que a gente consiga fazer frente a essa epidemia que está assolando o Brasil. Por isso, é fundamental as equipes estarem alertas aos sintomas das doenças e saber como tratar”.
     A capacitação foi ministrada pela médica infectologista Juliana Fracasso, além da equipe da Vigilância em Saúde e de Atenção Básica da SMS. As capacitações serão realizadas durante toda esta terça-feira e no dia 16 de fevereiro será realizada uma segunda etapa, com novas turmas.
    A força-tarefa “Caxias contra o Aedes”foi instituída pelo Prefeito Alceu Barbosa Velho com o objetivo de mobilizar as forças da comunidade caxiense para combater o mosquito vetor das três doenças que assolam o país:  dengue, febre chikungunya e zika vírus. A força-tarefa é composta por secretarias, autarquias, 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, lideranças comunitárias e empresariais, órgãos representativos da sociedade como sindicatos, hospitais, planos de saúdes, igrejas, UAB, empresas, escolas, faculdades, conselhos municipais, associações e demais entidades ligadas à saúde. Os integrantes da força-tarefa formam grupos de trabalho.
    Confira:
     
    Grupo 1 – Apoiadores
    Para suporte legal, supervisão técnica e infraestrutura (equipamentos). Formado pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde, 5º Coordenadoria Regional da Saúde, Câmara de Vereadores, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Federal, promotores de Justiça e Procuradoria-Geral do Município.
     
    Grupo 2 – Capacitadores
    Capacitações fornecidas pela Secretaria Municipal da Saúde para a questão ambiental ou assistencial. Formado pela Secretaria Municipal da Educação/4ª Coordenadoria Regional da Educação, universidades, hospitais e Secretaria Municipal da Saúde.
     
    Grupo 3 – Multiplicadores
    Instrumentalizar as entidades para passar informações à população e aos seus segmentos, com capacitações fornecidas pela Secretaria Municipal da Saúde. Formado pela imprensa, secretarias municipais, Câmara de Vereadores – Comissão de Saúde, conselhos municipais, associações e conselhos profissionais, sindicatos, entidades empresariais, UAB, igrejas, pastorais, planos de saúde e movimentos sociais.
     
    Grupos 4 – Executores de Ações de Combate ao Aedes Aegypti
    Eliminar criadouros e orientar a população, com capacitações fornecidas pela Secretaria Municipal da Saúde. Formado pelo Exército, Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Escoteiros/Bandeirantes, Defesa Civil, Cruz Vermelha, CODECA, SAMAE e fiscalizações das Secretarias Municipais.
    Foto: Andressa Gallo