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Notícias

Saúde - 22/12/15 15:20:00
  • Secretaria da saúde oferece dicas e cuidados com a alimentação no final de ano

  • Natal e Ano Novo, confraternização no trabalho, entre amigos e família. Por isso é muito comum consumir calorias extras e cometer alguns excessos. O organismo sabe compensar os descuidos ocasionais quando o cotidiano é mantido com alimentação balanceada. Dessa maneira, não devemos ser rigorosos demais diante da ceia de Natal e de Ano Novo.
    Diante disso, a nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde, Clarice Reinhardt Martins, oferece algumas orientações para manter uma alimentação mais saudável e equilibrada para ajudar nessa maratona de festas.
     
    A Primeira dica é planejar um cardápio mais leve: Fazer as preparações com adição reduzida de gordura e açúcar, abuse das saladas, utilize carnes assadas, use temperos naturais e ervas finas. Como entrada opte pelas saladas (verduras cruas e um prato bem colorido), assim aumenta a saciedade. A grande variedade de legumes e frutas cultivados no nosso país permite enfeitar pratos típicos das festas, como o peru e o chester, tornando-os mais apetitosos e saudáveis.
     
    Outra dica é utilizar frutas, uma excelente opção de sobremesa ou fazer parte de saladas mistas e coloridas, principalmente àquelas da estação, como abacaxi, ameixa, manga, melancia, uva, nectarina e pêssego. As frutas secas (uvas passas, tâmara, ameixa, damasco) e sementes (nozes, castanha, avelã e pecan) podem ser consumidos desde que haja moderação. Cuidado também nas quantidades, reduza o volume do prato principal.
     
    Evite ou modere o consumo das bebidas alcoólicas, pois são ricas em "calorias vazias". O ideal seria apenas uma taça de espumante ou vinho para o brinde, no caso das mulheres e até duas taças para os homens. Para beber, a nutricionista sugere sucos naturais, chás e muita água. "No calor e com o consumo de bebida alcoólica, uma boa hidratação é fundamental", ressalta Clarice.
     
    Contudo, é preciso evitar carnes gordurosas, frituras, salgadinhos, alimentos muito condimentados, embutidos, maionese, queijos gordos, massas com creme ou molhos cremosos (prefira molhos à base de tomate), creme de leite, catupiry, chantilly, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso.
     
    Confira mais dicas de como fazer algumas adaptações com as iguarias de final de ano:
    - Arroz: usar arroz integral com pedacinhos de vegetais ou mesmo de castanhas ou gergelim.
    - Farofa: substituir a farinha, parcialmente ou totalmente, por aveia em flocos. Evite colocar bacon. Pode-se acrescentar milho, pedaços de carne magra ou de ovo cozido, frutas picadas, castanhas ou nozes, cebola, alho, salsinha.
    - Doces: preferir doces à base de frutas e tente substituir, por exemplo, no preparo, o leite integral pelo leite desnatado, o açúcar refinado por mel ou açúcar mascavo.
    - Prato principal: preferir as aves, como o peru, o chester ou o tender, o lombo de porco do que o pernil, que é muito mais gorduroso.
    Não tenha medo de arriscar a fazer preparações novas e mais saudáveis. Lembrem-se inovar é bom, as pessoas acham criativo e ficam curiosas para provar.
     
    Foto: Blog Viva Sua Casa Viva