No AR: Livre

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Sociedade - 22/12/15 14:38:00
  • Procon dá dicas para aluguel de imóveis para o veraneio

  • Com as férias se aproximando, aumenta a procura pelo aluguel de casas e imóveis para veraneio. Nesta época de festas de fim de ano, o cuidado deve ser redobrado. Deve-se observar a idoneidade das imobiliárias, a conservação do imóvel, as condições do local e a forma de pagamento. Para orientar o consumidor, o Procon Caxias reuniu algumas dicas para que ninguém saia prejudicado.
     Antes de alugar um imóvel, faça uma pesquisa de preços, localizações e alternativas. Observe tudo: condições climáticas, proximidade com a praia ou centro da cidade, forma de pagamento, limite de pessoas, vagas de garagem, vizinhança, regras do condomínio, utensílios domésticos e etc. Esta pesquisa é fundamental para fugir da ação de golpistas e de imóveis em péssimas condições ou localizações.
     A intermediação do aluguel deve ser realizada por meio de uma imobiliária registrada, que vai garantir mais segurança na contratação. Os corretores e imobiliárias possuem número de registro credenciado pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), que pode ser exigido pelo interessado. "É importante ressaltar que o fornecedor é obrigado a cumprir com a oferta feita. Assim, se as condições da casa não se equipararem com o prometido pela imobiliária ou pelo proprietário, o locatário tem o direito de exigir a devolução do valor pago, como garante o Código de Defesa do Consumidor", explica o coordenador do Procon Caxias, Dagoberto Machado dos Santos.
     Sempre exija um contrato. Nele devem constar as datas de entrada e saída do inquilino, o endereço do imóvel e do local para retirada e entrega das chaves, o valor exato do aluguel, a forma de pagamento, eventuais multas para os casos de atraso ou depredação e até o número de pessoas que vão ficar no imóvel. O prazo máximo de uma locação por temporada é de 90 dias e o pagamento do aluguel pode ser exigido antecipadamente e de uma só vez. Exija recibo.
     
     Faça uma vistoria detalhada quando chegar ao local. Teste todos os aparelhos eletrônicos, as saídas de água, os chuveiros elétricos, o fogão, a geladeira etc. Anote tudo o que encontrar e exija que um o proprietário ou um representante esteja presente e assine o documento da vistoria. Se alguma coisa não estiver funcionando, comunique imediatamente ao proprietário. Dessa forma, evita-se o pagamento de eventuais danos que não tenha causado. Quando acabar a temporada, solicite a presença do proprietário para fazer uma nova vistoria e receber as chaves. Peça ao proprietário um documento assinado com o registro de sua saída.
     
    Para qualquer dúvida ou reclamação, o Procon está localizado na rua Visconde de Pelotas, 449, no centro. O horário de atendimento é das 10h às 15h e o telefone para contato é o 151.