No AR: TV Top

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Região - 21/12/15 15:04:00
  • Morro Redondo sedia a primeira cooperativa quilombola do RS

  • A primeira cooperativa das comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul pertence ao município de Morro Redondo, que foi criada durante reunião da Federação das Associações das Comunidades Quilombolas do RS (Facq) na última quarta-feira (16), em Canguçu, quando foi aprovado o estatuto e eleita a diretoria. O encontro de fundação da Cooperativa Terra de Quilombos aconteceu no Cine Teatro Municipal Professor Antônio Joaquim Bento, em Canguçu.
    A cooperativa, que fica na comunidade Vó Ernestina, em Morro Redondo, inicia com 25 famílias sócias fundadoras e tem como presidente Charles Dias da Silva, da comunidade do Alto do Caixão, de Pelotas. “Nosso caráter de atuação é estadual”, destacou o presidente, durante solenidade, que teve a presença de extensionistas da Emater/RS-Ascar de Morro Redondo e da região, além de técnicos da Unidade de Cooperativismo e do Escritório Central da Instituição.
    A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) foi representada pelo diretor Ricardo Núncio e pelo coordenador Sérgio Dorneles, a Fundação Cultural Palmares, pela coordenação da Regional Sul, Renata Lopes, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por Luana Paré de Oliveira, e a direção do Grupo Hospitalar Conceição, por Elpídio de Souza e Vera Beatriz Soares da Cruz. A reunião foi conduzida pelo coordenador geral da Facq/RS, Antônio Leonel Rodrigues Soares.
    Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar