facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Cidade - 17/12/15 15:19:00
  • Sindilojas se manifesta contra reajuste na tarifa de ônibus

  •  
    Como representante legal do comércio varejista, e sendo entidade comprometida também com a sociedade como um todo, o Sindilojas Caxias do Sul encaminhou correspondência ao prefeito Alceu Barbosa Velho referente ao reajuste nas passagens de transporte coletivo. A proposta apresentada ao Conselho Municipal de Trânsito é de um aumento de 15%, passando de R$ 3,00 para R$ 3,45.
    “Nos parece contraditório retirar vagas de estacionamento do Centro, incentivar o uso do transporte público, investir em obras para isso, e depois apresentar uma proposta de reajuste das passagens muito acima da inflação. Por isso estamos solicitando a reavaliação deste reajuste”, argumenta o presidente do Sindilojas, Sadi Donazzolo.
     
    Segue trecho da carta:
    “Inicialmente, destacamos que a proposta de 15% (quinze por cento) de reajuste está muito acima de todos os índices inflacionários calculados para os últimos 12 meses, citando apenas o IPCA, que calculado até novembro aponta o índice de 10,47% (dez vírgula quarenta e sete por cento), ou seja, muito abaixo do valor aprovado.
    Ademais, estamos cientes, assim como vossa excelência, da crise financeira que atinge o Brasil, bem como o município de Caxias do Sul. Lembramos que de janeiro a outubro de 2015 foram encerrados 9.735 (nove mil setecentos e trinta e cinco) postos de trabalho em Caxias do Sul, segundo dados do MTE, refletindo diretamente em muitas famílias e no geral em toda a comunidade caxiense, e infelizmente para o próximo, todas as previsões econômicas apontam para um quadro semelhante ao de 2015, inclusive com perspectivas de piora.
    O setor do comércio, representado pelo Sindilojas será um dos mais prejudicados com tamanho reajuste, que afetará diretamente os empresários caxienses que tem sofrido com a recessão econômica, queda no faturamento e aumento de inadimplência. Vossa excelência precisa agir com cautela para garantir que não ocorram mais demissões e que a economia caxiense, tão pujante, continue crescendo.
    Ainda, ressaltamos as inúmeras obras realizadas pelo “SIM Caxias” nos últimos meses visando a melhora da mobilidade na cidade e o fomento da utilização do transporte coletivo. Ora, um aumento tão substancial no preço das passagens estaria completamente em desacordo com este propósito, desestimulando o uso desta forma de transporte, que contribui não só para um trânsito mais humano como também com a preservação do meio ambiente.
    Reiteramos nossas considerações de estima e apreço, e agradecemos por sua atenção, com a expectativa de atendimento ao nosso pleito.”