facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Cidade - 16/12/15 16:34:00
  • Sescon-Serra Gaúcha incentiva contribuintes a doar imposto de renda para os projetos do COMDICA

  • Até o último dia bancário, que neste ano será  29  de dezembro, é possível que o contribuinte e as empresas realizem a doação, por meio do seu imposto de renda (IR), para os projetos do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Conforme normativa da Receita Federal, no caso da pessoa física (PF), esta doação será deduzida até o limite de 6% do imposto devido apurado na declaração ano base 2015, entregue em 2016. Já as empresas com apuração no lucro real podem doar até 1% do valor do IR pessoa jurídica (PJ) devido, no ato do pagamento do imposto, conforme tributação escolhida, que somente o contador pode orientar.
    A empresária contábil Beatriz Caregnato da Silva, diretora do Sescon-Serra Gaúcha e também representante da entidade como conselheira do COMDICA, explica que no caso do contribuinte PF ela faz uma análise com base na última declaração realizada e calcula o valor a ser doado ao COMDICA até o final deste ano. “Depois lá em abril, já com o cálculo exato, a pessoa pode doar os outros 3% ou se tiver devolução receber este valor, inclusive com correção pela taxa SELIC”, explica.
    Ela orienta o contribuinte a consultar o seu contador para fazer essa doação até dezembro. “Para participar é muito simples, basta acessar o site do COMDICA, fazer o cadastro preenchendo os dados solicitados, gerar o boleto e efetuar o pagamento até o dia 29 de dezembro de 2015”, esclarece. Beatriz ainda comenta que o Conselho informa no início do ano para Receita Federal o valor  e o CPF de cada doador. Quem deixar para fazer a doação no prazo do envio da declaração de IR poderá diminuir apenas 3%. Neste modelo é possível doar 3% até dezembro deste ano e os demais em abril de 2016.
    O caminho para as empresas que queiram participar é o mesmo, sempre via o site do COMDICA, com a geração do boleto a ser pago até o último dia do ano. “Importante salientar que as doações devem ser feitas sempre via COMDICA. Não vale o pagamento de carnes ou contas realizadas diretamente a uma entidade”, explica. O site do COMDICA pode ser acessado pelo endereço http://comdica.caxias.rs.gov.br/. Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone (54) 3202 2094, que eles auxiliam o preenchimento do boleto e até enviam pelo correio.
    Vale ressaltar que o valor desembolsado, indicado na declaração, será compensado do imposto de renda a pagar ou será restituí do. O valor arrecadado pelo município será aplicado em vários projetos do COMDICA, que em Caxias do Sul possui 76  entidades cadastradas. Neste ano foi destinado recursos a 25 entidades com projetos aprovados. “Caxias do Sul recebe apenas 10% do montante que poderia ficar em nossa cidade. Por isso precisamos do auxílio de todos nesta importante campanha”, destaca Beatriz.