No AR: Livre

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Cidade - 07/12/15 17:08:00
  • Caxias do Sul realiza audiência pública sobre Salário Mínimo Regional

  • Cerca de cem pessoas participaram da Audiência Pública nesta segunda-feira (07), em Caxias do Sul, para discutir o reajuste do Salário Mínimo Regional. O evento é uma iniciativa das centrais de trabalhadores em parceria com a Comissão de Economia da Assembleia Legislativa. Com o tema "os impactos e a importância do Piso Regional para o desenvolvimento econômico e social do RS" a audiência, realizada na Câmara de Vereadores, reuniu representantes da Central Única dos Trabalhadores, (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central dos Trabalhadores, e representantes dos sindicatos dos metalúrgicos, comerciários, professores, alimentação, hotéis e restaurantes, limpeza, entre outros.
    As centrais sindicais reivindicam 11,55% de aumento no piso regional. De acordo com o representante da CUT, Antônio Guntzel, com este índice, descontada a inflação do período, se conseguiria manter o piso regional no patamar de 1,30% acima do Mínimo Nacional, um dos objetivos quando na criação dos pisos regionais. “Este dinheiro vem para movimentar o comércio local. Isso estimula a indústria e toda a cadeia produtiva, assim como a criação de empregos”, afirma.
    As audiências estão sendo realizadas no interior do Estado como forma de pressionar o executivo para que envie com urgência o projeto para aprovação da Assembleia Legislativa.