facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Cultura - 07/12/15 16:19:00
  • Aprenda como elaborar artesanato sustentável para o Natal

  • Sementes, pinhas, folhas e plantas desidratadas são matérias-primas para desenvolver a criatividade nas oficinas de artesanato rural que a Emater/RS-Ascar vem realizando no meio rural de Canela, desde o mês passado
    Alunos da Escola Zeferino José Lopes e o grupo de mulheres e meninas das comunidades de Rancho Grande e Morro Calçado estão colocando sua criatividade em prática e confeccionando guirlandas natalinas, cestas, pinheiros, quadros com sementes e chapéus. Ao todo, serão seis oficinas, totalizando 24 horas. "A cada aula o entusiasmo aumenta. Para eles, esse trabalho não visa à comercialização, mas sim é uma forma de aumentar a autoestima e mostrar que eles são capazes de fazer coisas bonitas com a matéria-prima local", ressalta a extensionista.

    A elaboração de artesanato sustentável para si e para dar de presente na época natalina, além de estimular a capacidade criadora, é uma forma de diminuir o consumismo e de aproximar as pessoas. "Estamos trabalhando a confecção de presentes pelas pessoas e não a compra de produtos industrializados. Incentivamos as famílias a valorizarem as relações pessoais, não os bens materiais", conclui Maria.

    O curso encerrará no dia 21 de dezembro, com uma palestra sobre relações familiares, com o presidente do Conselho de Assistência Social de Canela, Paulo Terra, às 19h, na comunidade de Rancho Grande, e uma confraternização envolvendo todas as famílias.

    Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar