facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Saúde - 19/06/15 15:59:00
  • Dia Nacional de Combate à Asma é celebrado neste domingo (21)

  • A data serve para alertar sobre a doença que pode ser controlada com tratamento apropriado, possibilitando asmáticos ter uma vida normal.
    A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas superiores, e se caracteriza pela dificuldade de respiração quando a pessoa é exposta a agentes alergênicos.
    Os principais sintomas da doença são a tosse, falta de ar e chiado no peito, a tosse pode ser seca ou com produção de catarro em grande quantidade. O chiado costuma ser mais intenso na expiração do que na inspiração e pode ser contínuo. A falta de ar pode variar durante o repouso ou também dificuldade ao fazer algum esforço físico.
    O tratamento consiste no uso contínuo de corticoides, que diminuem a inflamação alérgica e promovem estabilização e controle da doença, diminuindo as crises e os sintomas. O tempo de tratamento varia de acordo com cada caso, mas deve ser mantido conforme a orientação médica, até que se obtenha um controle total da patologia.
     O SUS fornece tratamento gratuito desde 2011 aos asmáticos por meio do Programa Farmácia Popular. Medicamentos como Brometo de Ipratrópio, Dirpoprionato de Beclometasona e Sulfato de Salbutamol.
    Foto: Gustavo Rech