No AR: Livre

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Comércio - 03/06/15 15:04:00
  • Procon dá dicas para compras do Dia dos Namorados

  • Para que consumidores não saiam prejudicados, o Procon preparou algumas dicas importantes para as compras do dia 12 de junho.
    Pesquisa de Preço: é muito importante que o consumidor não compre na primeira loja que entrar. A pesquisa de preço é a opção certa para se levar o produto pela melhor condição de pagamento. Observe os juros praticados no caso de parcelamentos. Para isso, sempre procure saber o valor do preço à vista. E lembre-se, não deve haver diferenciação entre preço à vista e parcelamento em até uma vez.
     
    Compras pela Internet: se você optar por presentear seu(a) namorado(a) comprando presente em algum site, faça-o com cuidado. Observe a credibilidade do site e o prazo de entrega da mercadoria. Para compras feitas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem até sete dias para o cancelamento, contados a partir do recebimento do produto. Isso vale também para compras feitas por catálogo ou por telefone.
     
    Troca de mercadoria: os estabelecimentos comerciais não têm a obrigação de efetuar trocas por motivos de cor, tamanho ou gosto. Por isso, combine com o vendedor ou lojista como será a política de troca, e deixe por escrito na nota fiscal. Em caso de defeito de fabricação, o consumidor tem direito a fazer a troca no prazo de 30 dias para bens não duráveis (alimentos, bebidas, etc.) e 90 dias para bens duráveis (roupas, calçados, eletroeletrônicos, etc).
     
    Bares e Restaurantes: se o casal optar por sair à noite lembre-se que o estabelecimento pode cobrar ingresso pela entrada no local, mas não pode exigir consumação mínima. Além disso, é considerado prática abusiva a cobrança de multa por perda de comanda. O local é responsável por fazer o controle do que foi consumido. O valor do couvert, em caso de apresentações artísticas, deve ser informado previamente, bem como as condições de pagamento aceitas no local.
     
    Para dúvidas ou esclarecimentos, ligue 151. O Procon está localizado na Rua Visconde de Pelotas, 449, no centro, e atende das 10h às 15h sem fechar ao meio-dia.