facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Saúde - 28/05/15 17:43:00
  • Caixas inteligentes são entregues às Agências Transfusionais

  • A secretária Municipal da Saúde, Dilma Tessari, entregou, na manhã desta quinta-feira (28), no Hemocentro Regional de Caxias, às Agências Transfusionais, 31 caixas térmicas inteligentes com sistema de monitoramento de temperatura para distribuição de hemocomponentes aos hospitais.
     
    A caixa térmica inteligente apresenta a solução ideal para controlar de forma eficiente, efetiva e sistemática o transporte de hemoderivados. Ela realiza o registro contínuo da temperatura ao longo do processo da cadeia, mapeando pontos críticos onde estes produtos ficam mais vulneráveis. Por meio delas, é possível programar a frequência das leituras dos registros (conforme a distância percorrida), bem como a faixa aceitável de temperatura para o transporte conforme o hemocomponente.
     
    Acoplado uma tag em sua estrutura, a tecnologia permite a extração dos dados aproximando um smartphone. Estes dados são exportados para uma plataforma na nuvem sem necessidade de configurações adicionais. A leitura das temperaturas também pode ser feita exportando os dados para o software no computador. O sistema gera gráficos, que são analisados pelo Hemocs para confirmar a validação realizada, e se necessário realizar ajustes.
     
     
     
    O Hemocentro funciona na Rua Ernesto Alves, 2.260, ao lado do Pronto Atendimento 24 Horas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min (sem fechar ao meio-dia), e aos sábados, das 8h às 12h.
    Foto: Gustavo Rech