facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Trabalho - 30/01/15 15:56:00
  • Com condições precárias de trabalho, fundição de Caxias está sendo fiscalizada

  • Na manhã desta sexta-feira (30), fiscais do Ministério do Trabalho fizeram inspeção na Cooperativa Fundicop, no bairro Diamantino.

    Após diversas visitas à fábrica, o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região solicitou o apoio do Ministério para solucionar a situação dos cerca de 55 trabalhadores que atuam sob condições precárias e insalubres de trabalho.

    Muita poeira, sujeira, falta de equipamentos de proteção (EPI`s), falta de segurança, máquinas antigas, enferrujadas e sem proteção, falta de bebedouros, ventilação inadequada, e fiação elétrica exposta são alguns dos inúmeros problemas facilmente detectados no local. Além disso, muitos trabalhadores atuam sem carteira assinada e com salários e férias atrasados.

    Como a empresa está parada há 30 dias pela falta de energia elétrica, uma nova inspeção será realizada assim que o trabalho retorne, para, efetivamente, conferir as condições de trabalho ao qual os metalúrgicos estão sendo submetidos.

    O Sindicato acompanha o caso. A SOAMA também foi acionada por maus tratos aos animais, sendo que 5 cachorros viviam dentro da fundição e estão visivelmente debilitados.

    Foto: Fabíola Spiandorello