No AR: Etnias

facebook.png
logo.png
logo.png

Notícias

Economia - 24/10/14 14:01:00
  • Comerciários fecham acordo salarial em Caxias do Sul e região

  • A convenção coletiva 2014/2015 foi firmada nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, entre o Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul (Sindicomerciários), depois de quase três meses de negociações.

     A convenção coletiva do comércio está sendo elaborada e ainda não foi assinada. Embora o Sindilojas represente cinco municípios, hoje foi fechado o acordo para Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos. A convenção de Antônio Prado ainda está em negociação.

    Ficou definido que o reajuste será de 7,9% nos salários e 10% nos pisos. Com o aumento, o piso da categoria passa para R$ 990. Também foi acertado que será pago um prêmio para quem trabalhar aos domingos no valor de R$ 51,00.

    Foi incluído na convenção que as horas de dezembro podem ser compensadas até o Carnaval. Além disso, se a loja optar por fazer feriadão no Natal ou no Ano-Novo poderá lançar em banco de horas do funcionário.

    O comércio tem como data-base 1º de julho, por isso os valores a serem pagos deverão retroagir até esta data. As empresas que tiverem condições, já podem incluir o valor na folha de outubro (paga em novembro).

    Também pode ser feita uma folha de pagamento complementar, ou incluir o valor na folha de novembro (paga em dezembro). Os feriados em que o comércio pode abrir com mão de obra de funcionários permanecem os mesmos: 21 de abril, 26 de maio, 7 de setembro e 15 de novembro.